BPO Terceirização de RH

BPO - Terceirização de RH

O que é BPO?

O nome, traduzido do inglês, significa “Terceirização de Processos de Negócio”. Em termos gerais significa terceirização de processos, no nosso caso a aplicação é nos Recursos Humanos, com o BPO sua empresa pode dispor de mão de obra de alto nível, para recrutamento e seleção de candidatos, sem que você precise implantar um departamento de RH em sua empresa. Isso garante maior qualidade nas entregas e, na grande maioria dos casos, considerável redução de custos; e, principalmente, permite que a empresa invista sua atenção no seu negócio.

Deixe que o magico faça a mágica.

Alguém entende melhor de mágica do que o magico? A resposta para esta pergunta é bem simples, certo?

Portanto, deixemos que o “Sr. M.” siga investindo seu tempo naquilo que ele faz de melhor, com os objetos apropriados, com seus truques testados e aprovados pelo público e com inovação constante nas suas novas práticas.

Esta é uma prática muito comum na Europa e Estados Unidos, e de forma muito simples pode se dizer que se trata da terceirização dos processos que fogem de sua alçada principal, deixando estas demandas nas mãos de empresas/profissionais especializados, experientes e capacitados nos mais variados temas como Contabilidade, Finanças, Governança e Tecnologia da Informação.

Como um subconjunto de BPO, temos o KPO: 

Enquanto a maior parte da terceirização de processos de negócio envolve a execução de processos padronizados para uma empresa, a terceirização de processos de conhecimento (knowledge process outsourcing – KPO) envolve processos que demandam habilidades avançadas em pesquisa e análise, tomada de decisão e habilidades técnicas. O KPO é uma continuação da terceirização de processos de negócios , mas com um pouco mais de complexidade de negócios.

Terceirização é a tendência de transferir, para terceiros, atividades que não fazem parte do negócio principal da empresa ou uma tendência moderna que consiste na concentração de esforços nas atividades essenciais, delegando a terceiros as complementares, e ainda um processo de gestão pelo qual se repassam algumas atividades para terceiros – com os quais se estabelece uma relação de parceria – ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua. A Terceirização vem sendo utilizada como ferramenta administrativa já há várias décadas. Há muitos anos, nas empresas do primeiro mundo e no Brasil, se pratica a contratação, via prestação de serviços, de empresas especializadas em atividades específicas, que não cabem ser desenvolvidas no ambiente interno da organização.

Muitos segmentos se especializaram nesta prática, utilizando-se com frequência da contratação de serviços para o setor de produção. Hoje, no entanto a terceirização se investe de uma ação mais caracterizada como sendo uma técnica moderna de administração e que se baseia num processo de gestão, que leva a mudanças estruturais da empresa, a mudança cultural, procedimentos, sistemas e controles, com um objetivo único quando adotada: atingir melhores resultados, concentrando todos os esforços e energia da empresas para a sua atividade principal.

Para tanto, o sucesso de sua aplicação está na visão estratégica que os dirigentes deverão ter quando de sua aplicação nas empresas, de modo que ela se consolide como metodologia e prática.

Este conceito básico de horizontalização foi sendo aplicado, em tempos de mutação administrativa, que variou/migrou posteriormente para a verticalização, com a empresa concentrando assim, sob coordenação, todas as suas atividades técnicas e administrativas referentes à sua operação.

Este primeiro esforço de mudança foi feito com a introdução do downsizing que consiste na redução dos níveis hierárquicos, providência necessária para se “enxugar” o organograma, reduzindo o número de cargos e agilizando a tomada de decisões – o que não implica necessariamente, em cortes de pessoal.

Este processo permitiu, numa primeira etapa, uma evolução parcial na tentativa das empresas se tornarem mais ágeis, eliminando níveis intermediários, que acabavam restringindo a corrente decisória.

A prática do downsizing determinou uma reorientação empresarial que correspondeu a enfrentar outro paradigma: questionar as atividades secundárias executadas internamente e redefinir a verdadeira missão da empresa. Com isso, o próximo passo foi responder à questão: Por que não reexaminar o papel da organização.

Benefícios

  • Redução de custos
  • Escassez de funcionários qualificados
  • Fornece muitos graduados a um custo muito baixo
  • Serviços de alta qualidade são fornecidos a um custo menor para diminuir o desemprego e beneficiar sua economia
  • Proporcionar flexibilidade em termos de gestão de recursos humanos e tempo

Diferenciação de BPO e KPO

Uma empresa de KPO exige pessoal consideravelmente mais qualificado do que uma firma de BPO . Especialistas que trabalham em KPO continuam aprendendo e profissionais talentosos podem alimentar sua aptidão para produzir mais renda para a empresa KPO. A principal diferença entre uma empresa de KPO e uma empresa de BPO é que, em uma empresa de KPO, o cliente é incluído em meio a todo o processo de execução.

Quer saber mais como o Business Process Outsourcing pode transformar o seu negócio?

 

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