Mês: julho 2019

CUIDADO COM A GESTÃO DA DIVERSIDADE!

Liderar é, sobretudo ser capaz de gerar emoções nas outras pessoas que sirvam ao crescimento, evolução e aprendizado em condições de adversidade.

O desafio imposto é lidar com a necessidade de satisfação psicológica das pessoas em um mundo de diversidade cultural, de genero, ideologias, raça, credo, conflitos de gerações, inclusão e hostilidades político-partidárias.

Creio que não há outro caminho para se exercer posições de liderança que não seja a partir da gestão (ou manejo) da diversidade.

As empresas estão investindo em ouvidorias e os colaboradores estão cada vez mais sucetíveis a tratamentos diferenciados e buscam “seus direitos”. Contam ainda com uma cultura de intolerância estabelecidas em todos os níveis.

Qualquer derrapagem pode gerar uma adversidade enorme, inclusive prejudicando, e muito, sua carreira.

Minha orientação é:
– Em primeira mão conheça e reconheça seus próprios limites, suas crenças e suas restrições.
– Guarde-as em uma caixinha secreta para trabalhar na sua terapia. No ambiente público, vale a diplomacia.
– Reveja suas restrições pessoais. Suas próprias limitações para que possa compreender as do outro com empatia.

Pensem sobre isto. É bem sério. Boa sorte.

Mais de 80% das vagas de emprego não são divulgadas. Veja como encontrá-las

Mais de 80% das vagas de emprego não são divulgadas. Veja como encontrá-las

Especialista dá três dicas para quem quer acessar essas oportunidades de trabalho, por meio de pesquisas, rede de contatos e autopromoção

Hoje, existem diversas maneiras de um profissional consultar as vagas de trabalho abertas em sua área. As mais comuns delas são consultar os sites específicos que divulgam esse tipo de informação ou fazer uma busca na própria página das empresas na internet.

No entanto, na visão de Steven Rothberg, fundador do site de empregos norte-americano CollegeRecruiter.com, esse nem sempre representa o caminho mais adequado para procurar um emprego. Isso porque, em artigo no jornal norte-americano The Wall Street Journal, ele afirma que mais de 80% das vagas de trabalho abertas atualmente não são divulgadas de forma oficial.

Mas qual é o caminho, então, para encontrar uma vaga de trabalho? Investir em pesquisas, usar melhor a rede de contatos e divulgar competências.

A seguir, veja as dicas de Rothberg para atrair potenciais empregos que não são formalmente divulgados:

Enxergue os sinais: Esteja atualizado com o que acontece em seu setor, aconselha o especialista. Para isso, é importante ler jornais especializados, consultar os comentários de analistas e monitorar a performance das empresas – para entender se elas estão crescendo, passando por uma reestruturação ou terceirizando mão de obra. Qualquer notícia pode representar um sinal de que a companhia está aberta, ou não, a contratações.

“Crie uma lista de empresas nas quais você gostaria de trabalhar e faça pesquisas do perfil dos principais cargos dessa organização. Você pode descobrir a descrição da carreira [dos executivos dessa companhia] nos sites e blogs”, aconselha Rothberg. Ele acrescenta que as pessoas só devem se candidatar a uma vaga se preencherem os conhecimentos e a experiência necessários para ocupá-la.

Aproveite melhor os contatos: “Acione sua rede de contatos de colegas, amigos e familiares para descobrir possíveis conexões que possam fazer com que seu currículo chegue até quem toma a decisão [de contratação na companhia em que quer trabalhar]”, pontua o especialista. Ele aponta que, caso não exista um contato direto, busque algum tipo de indicação, por meio dos “amigos de amigos”.

Outra alternativa é tentar participar de atividades – como eventos e feiras – que envolvam profissionais do setor e que possam ajudá-lo a acessar possíveis empregadores.

Seja facilmente ‘encontrável’: Melhore sua visibilidade para possíveis empresas que possam contratá-lo, ao divulgar seu currículo em sites como o LinkedIn. Não esqueça de enfatizar suas habilidades, permitindo assim que as empresas que buscam conhecimentos específicos o encontrem.