Mês: junho 2019

As 16 dicas de como liderar grandes equipes

As 16 dicas de como liderar grandes equipes

Muitas pessoas ao redor do mundo trabalham com um único objetivo em mente, se tornar um líder em uma grande empresa. Porém muitos não estão realmente preparados para o desafio que é liderar uma grande equipe.

Se você é um líder novo ou está querendo melhorar as suas habilidades nesse post nós da FranklinCovey daremos muitas dicas de como se tornar um líder eficaz e se destacar no seu mercado e na sua empresa.

Então aqui estão as dicas de como liderar:

As X dicas de como liderar

1. Aprenda a delegar tarefas

Ser o líder não significa que você tem que fazer tudo, ser um líder significa que você precisa equilibrar as demandas e dividi-las de acordo com o perfil de cada colaborador na sua equipe.

2. Não faça tarefas que você delegou

Se você delegou uma tarefa para um colaborador e essa tarefa não foi cumprida não faça a tarefa logo de cara, dê um feedback para a pessoa que não a completou, sem usar um tom de autoridade pergunte o por que aquela demanda não foi entregue e estipule uma nova data para que ela seja entregue.

3. Foque primeiro no mais importante

Um bom líder tem que ter um certo “jogo de cintura” para pegar todas as tarefas que precisam ser realizadas e analisar, para chegar em uma definição de prioridade.

4. Não parar de inovar

Se na sua área de atuação você acha que não pode fazer nada de diferente, sua equipe não atingirá novos e melhores resultados.

Como dizia Einstein: Não há maior sinal de loucura do que fazer uma coisa repetidamente e esperar a cada vez um resultado diferente.”.

Um líder deve sempre coordenar suas equipes para inovar e tentar coisas novas.

5. Não crie metas inalcançáveis

As vezes os líderes querem mostrar serviço, ou tentar bater recordes com metas impossíveis de se alcançar. E isso pode prejudicar monstruosamente a confiança da sua equipe.

Uma meta não alcançada pode gerar um senso de que o trabalho não foi feito. Foque em metas desafiadoras, porém, possíveis.

6. Criar sinergia

Um bom líder sabe como deixar sua equipe unida, e ajudá-la a se tornar uma equipe proativa e sinérgica.

Um líder que consegue transformar os seus funcionários em um time/equipe vai: Não apenas alcançar, como vai bater as metas; vai quebrar recordes; e vai se destacar na organização.

7. Dar feedbacks de qualidade

Um bom feedback direciona um funcionário para o caminho de sucesso que ele precisa traçar. Mas nem sempre os líderes sabem dar bons feedbacks e acabam criticando seus colaboradores e os ofendendo mesmo que sem querer.

8. Nunca critique alguém em público

Criticar alguém é extremamente válido e necessário, porém, não deve ser feita uma crítica na frente dos outros, pois conversas sobre rendimento e críticas devem ser privadas.

9. Esteja sempre atualizado

Não deixe de estudar nunca. Conhecimento nunca é demais, então veja as notícias do setor em que você trabalha e do seu círculo de influência.

10. Não trate seus colaboradores como peças substituíveis

Até o pior dos colaboradores, com treinamento e cuidado pode ser tornar uma peça chave na sua equipe. Dê as chances que achar necessária para a adequação desse/dessa colaborador/colaboradora.

11. Não ignore a vida pessoal dos seus funcionários

Cada colaborador tem a própria vida e os eventos de suas vidas particulares afetam seu desempenho no ambiente de trabalho. Não ignore a vida pessoal, converse e tente primeiro compreender para depois ser compreendido.

12. Não se envolva com seus funcionários

Ter uma relação de amizade e camaradagem é sempre bom de se manter com os seus colaboradores, mas sem se envolver emocionalmente. Evite relacionamentos amorosos com seus colaboradores.

13. Foque sempre no mais importante e não no urgente

Um líder eficaz nunca para de se programar. Programe as coisas mais importantes do ano, mês, semana e dia para que você e a sua equipe não se sintam perdidos.

14. Treine e proporcione treinamentos de melhoria de performance

Um líder que é focado em resultados visa sempre as melhores formas de melhorar suas equipes para alcançar resultados ainda maiores. E uma dessas formas são os treinamentos que podem ser feitos por conta própria, como também com profissionais da área de treinamentos.

15. Não abuse de seu poder como líder

Um bom líder sabe o poder que tem e não abusa dele. Um bom líder sabe liderar sem abusar de sua posição e sabe como lidar com situações difíceis da melhor forma possível.

16. Nunca se deixe levar pela emoção

Você como líder não pode deixar que a sua emoção te dominar, principalmente a raiva.

Se um líder não consegue se controlar emocionalmente, como ele/ela vai conseguir gerir uma equipe em tempos de crise?

Um líder precisa de muitas qualidades, e para que você se torne um líder eficaz essas 16 dicas são um bom começo para que você estude mais e se destaque na liderança de sua equipe.

Desenvolva o pensamento Ganha-Ganha na sua equipe

A sua equipe tem de estar visando um objetivo em comum com o resto da empresa.

A última dica que nós da FranklinCovey Brasil temos para você se tornar um líder altamente eficaz é, definir um objetivo com toda a organização para que todas as equipes e líderes trabalhem junto em prol desse objetivo.

Como as mulheres podem desenvolver e promover sua marca pessoal

Hoje é o Dia do Profissional de RH!

Gerenciamento de pessoas, administração de pessoal ou gestão de talentos. Estas são algumas das denominações dadas aos profissionais de Recursos Humanos, que têm como função alinhar e conscientizar os funcionários em torno dos objetivos da empresa e, ao mesmo tempo, deixá-los motivados e qualificados para encarar os desafios do mercado e de suas próprias carreiras.

Hoje é o Dia do Profissional de RH, mas você sabe por quê? No dia 3 de junho de 1976 foi fundada a WFPMA (World Federation of People Management Associations), data que foi absorvida por todas as federações internacionais como o dia em homenagem ao profissional de Recursos Humanos. No Brasil, a data foi concretizada pelo então fundador da extinta Associação Paulista de Administração de Pessoal – hoje ABRH-SP –, Genézio Lucone.

No meio corporativo brasileiro, a área de RH começou com uma função muito operacional, pois lidava exclusivamente com departamento pessoal, recrutamento e seleção e remuneração. Mas, ao longo dos anos, foi evoluindo para um setor muito mais estratégico aos negócios das organizações. “O profissional de RH tem um valor importantíssimo, pois sem ele a empresa perde as rédeas da gestão de pessoas, enfraquecendo a motivação e engajamento do capital humano”, explica Elaine Saad, vice-presidente da ABRH Nacional.

Ser um atuante em RH é, acima de tudo, gostar de gente. Parabéns a todos os profissionais de Recursos Humanos!

Fonte: Catho