Mês: janeiro 2019

Oportunidades

Saiba o que avaliar para escolher a empresa de consultoria ideal

Contratar uma empresa de consultoria não costuma ser uma tarefa fácil. Embora também não seja difícil, a questão a salientar, nesse caso, é que a escolha desse parceiro deve ser feita com cuidado e muita atenção, até porque muito está em jogo, tendo em vista que o pensamento está no futuro do negócio.

Nesse contexto, contar com um serviço de má qualidade pode levá-lo a ter sérios problemas. Em uma escala menor, tempo e dinheiro serão perdidos. Na pior das hipóteses, é o seu funcionamento que estará em jogo.

Por essa razão, elaboramos este conteúdo para mostrar que pontos devem ser considerados e o que você deve fazer para que consiga escolher a empresa de consultoria ideal. Continue a leitura e confira!

Pesquise pelos clientes da empresa

Além dos cases de sucesso, uma boa empresa de consultoria deve referenciar quem são alguns dos seus principais clientes. Se oferecer os pontos de contato, melhor ainda, pois, assim, você poderá conversar com eles e ter as suas próprias deduções.

Entenda que não há ninguém mais confiável para opinar sobre a qualidade da instituição do que quem já utilizou seus serviços. Em vista disso, converse com os ex-clientes para entender e ter a certeza de que você está contratando uma consultoria realmente qualificada.

Saiba quem vai executar o projeto

Mão de obra especializada é uma deficiência comum nas consultorias mais baratas e menos conhecidas. As maiores companhias do setor não costumam sofrer com isso, já que, normalmente, contam com um corpo de profissionais altamente capacitado.

Entretanto, o seguinte problema pode surgir: o projeto ser executado por uma pessoa diferente do que você imagina. Para evitar situações como essa, procure saber quem serão os consultores responsáveis por conduzir e gerenciar o serviço como um todo.

Isso é importante para que não ocorram desencontros em relação à área de expertise dos consultores. Apenas para contextualizar, se a sua ideia é escalar o negócio ao transformá-lo em uma franquia, é fundamental que os profissionais tenham experiência com esse tipo de modelo.

Veja como é o atendimento ao cliente

Ao contatar uma empresa de consultoria, ela deve atendê-lo com rapidez. Mais do que isso, deve disponibilizar uma pessoa que entenda do assunto e que possa tirar todas as suas principais dúvidas em primeira mão.

Fique atento se o atendimento demorar para ocorrer. Esse é um “alerta vermelho”, pois, se a organização está demorando para retornar o seu contato inicial, isso demonstra que o seu processo comercial interno não está bem resolvido.

Essa é somente uma hipótese, porém, bastante considerável. O ponto a destacar é que, se empresa de consultoria não consegue prestar um bom atendimento, será que conseguirá fazer algo de verdadeiro valor para o seu negócio? Pode até ser que sim, mas as maiores chances indicam que não.

Desconfie do preço baixo

Não existem milagres do ramo da consultoria. Nesse sentido, desconfie do preço baixo, dado que a matéria-prima desse tipo de organização é a sua equipe de consultores. E, como todo gestor e/ou empreendedor já sabe, quanto mais capacitados são os profissionais, mais “caro” eles custam.

As maiores empresas desse mercado contam também com os maiores talentos. Para mantê-los, é necessário remunerá-los bem, oferecer boas instalações e estar sempre pensando em capacitá-los ainda mais. Tudo isso, evidentemente, requer investimento.

Portanto, ao receber uma proposta muita baixa quando comparada com as demais, lembre-se daquele velho ditado: o barato pode sair caro. Um bom projeto deve ser personalizado conforme as necessidades e realidade da sua companhia. Por isso, se ouvir a frase “já temos tudo pronto” como justificativa para os preços mais baixos, tenha atenção!

Suspeite da solução milagrosa

Soluções milagrosas também não existem. Nessa linha, desconfie da empresa de consultoria que só conta histórias de grandes sucessos, dando a entender que tudo o que o seu negócio necessita para crescer e se destacar no mercado é a contratação dos serviços dela, por exemplo.

A verdade é que isso está longe de ser assim. Receitas prontas não funcionam, devendo ser desenvolvidas de acordo com os ingredientes disponíveis. É normal ouvir nesse meio que um projeto é bem-sucedido quando feito a quatro mãos, pela união do cliente com a consultoria.

Contudo, como é comum no ambiente corporativo, nem todos os acontecimentos podem ser controlados por esses agentes. Questões externas a eles podem acontecer e levar o projeto ao fracasso. Por esse motivo, o essencial é juntar fortes competências de planejamento, controle e execução.

Desse modo, a probabilidade de alcançar os resultados que tanto se deseja é significativamente maior — quanto a isso, não há a menor dúvida.

Tenha cuidado com os supergeneralistas

Tenha cuidado com as consultorias supergeneralistas, isto é, aquelas que se propõem a executar qualquer tipo de trabalho relacionado a essa classe de serviços. Algumas empresas são reconhecidas como um “canivete suíço”: elas oferecem de tudo, todavia, não costumam ser especializadas em nada.

Assim sendo, dê preferência para as instituições que tenham bem definidas quais são as suas expertises. Ninguém consegue ser ótimo em todas os campos e, por isso, as melhores organizações de consultoria empresarial colocam à disposição dos clientes diferentes consultores, cada qual com especialidades distintas.

Procure por referenciais de sucesso

Por último, procure por referenciais de sucesso, um dos pontos mais relevantes no que diz respeito à escolha da empresa de consultoria ideal. Optar por um parceiro que seja conhecido pela qualidade e pelo seu êxito é o básico.

Nesse contexto, peça sugestões para aqueles empreendedores tidos como referências. Ter um bom networking é fundamental, já que o ajudará a construir informações mais sólidas sobre uma série de diferentes marcas, produtos e serviços.

Depois de conseguir uma lista com opções de consultoria, entre em contato com cada uma delas. Converse com os consultores e não se esqueça de levar em consideração todas as outras questões apresentadas até aqui.

Para finalizar, compreenda que errar na contratação de uma empresa de consultoria pode gerar resultados opostos. Em vez de fazer o negócio crescer, o fará “encolher”. É por esse motivo que você deve ter atenção e muito cuidado.

Fonte: Franklin Covey

RH estratégico: saiba sua importância, impacto e papel nas empresas

RH estratégico: saiba sua importância, impacto e papel nas empresas

Encarar o departamento de Recursos Humanos como um setor burocrático, responsável apenas por tarefas operacionais e distante das principais decisões da empresa é algo inadmissível para organizações que querem se destacar no mercado.

Foi-se o tempo em que nós só consultávamos o RH para saber sobre férias ou deixar o cartão-ponto ao final de cada mês. As principais inovações na gestão de empresas passam diretamente pela modernização do RH.

É preciso entender que esse é um setor que atua em conjunto com os demais departamentos da instituição e que, além de ser a argamassa responsável pela unidade da companhia e pelo alinhamento da equipe às diretrizes da organização, é determinante para o sucesso dos negócios.

RH estratégico se diferencia do RH tradicional por otimizar a gestão de pessoas, embasar as tomadas de decisões com análises profundas dos dados e ter uma atuação mais ativa na organização, não apenas reagindo a estímulos provocados por outros setores, mas ao tomar a iniciativa e propor projetos de melhorias na instituição.

Sua empresa ainda não implementou as mudanças necessárias para transformar o setor de Recursos Humanos? Calma, continue lendo este post que, ao final, você estará por dentro de todos os aspectos do RH estratégico e dos resultados entregues por ele!

Características importantes no RH estratégico

Alguns fatores são essenciais para que o RH se torne realmente um setor estratégico na empresa. Vamos saber como o setor pode assumir o protagonismo nas organizações?

Visão global da empresa

Ter profissionais capazes de desenvolver as diferentes funções do RH é o primeiro passo para que a empresa aplique esse conceito. Os processos precisam ser compartilhados e os envolvidos devem ter uma visão global do funcionamento de todas as engrenagens da instituição.

O fordismo não é um processo produtivo a ser considerado para o Recursos Humanos. Se há alguns anos, a comparação de um setor de RH com uma linha de montagem já foi um trunfo para que a produtividade do trabalhador aumentasse, hoje, isso já não é mais uma realidade.

Desmembrar o setor em pequenas unidades, com responsáveis específicos para cada tarefa sem que eles entendam como a organização funciona de forma ampla é um grande atraso e não faz parte do conceito de RH estratégico.

Encontre um colaborador que saiba transitar pelas diversas áreas de conhecimento, como recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, avaliação de desempenho, carreira e remuneração. Isso vai dar segurança na hora de buscar alternativas para potencializar as ações da organização.

Boa comunicação e capacidade de se relacionar

Outra característica necessária: o responsável pelo Recursos Humanos deve ser uma pessoa que tenha boa comunicação e facilidade de relacionamento com os diversos profissionais da empresa e com os atores externos. O novo RH tem o papel de promover a integração vertical com as estratégias de negócios, e horizontal com outros setores e também com os stakeholders da organização.

Atualização constante

Se manter sempre atualizado é outro ponto importante. É preciso conhecer desde os novos serviços e produtos até as inovações tecnológicas, para determinar uma linha de ação e direcionar os investimentos futuros da organização. Existem ótimas ferramentas de gestão e softwares capazes de transformar a atuação da empresa no mercado.

A receita para ter um RH estratégico é reunir os bons profissionais, os melhores instrumentos, aplicar uma gestão moderna e realizar uma boa análise situacional. Com isso, a sua empresa com certeza vai se destacar e os concorrentes que não se atualizarem não conseguirão competir com ela.

A atuação estratégica do RH e seu impacto

É função do RH entender o modelo de negócio da empresa, moldando os funcionários à cultura organizacional e contribuindo para uma equipe coesa e com profissionais que tenham orgulho de dizer onde trabalham.

Tendo sempre isso em mente, a atuação do setor certamente será estratégica e as metas serão batidas e até superadas. Para que isso aconteça, o RH deve desenvolver algumas ações.

Se preocupar com ambiente de trabalho

É preciso atuar levando em conta os fatores emocionais e descobrindo as melhores formas de motivar e engajar as equipes. Transformar um ambiente com diferentes pessoas em uma equipe produtiva e harmoniosa é um desafio constante.

Ter uma participação ativa no dia a dia da empresa

Com o conhecimento adquirido durante o convívio diário com os diferentes setores e profissionais, o responsável pelo RH conseguirá alinhar a expectativa da empresa e dos colaboradores para que ambos conquistem seus objetivos.

Posicionar os talentos em posições nas quais vão render mais

Aplicar uma avaliação de competências vai permitir ao gestor identificar quais os colaboradores estão no lugar certo. Identifique os que estão tendo um desempenho acima da média e que trabalham em um setor no qual têm mais afinidade e domínio, e quais precisam ser remanejados para setores nos quais terão uma performance melhor.

Melhorar a comunicação interna

Investir em endomarketing é mostrar ao funcionário que a empresa está disposta a crescer. Uma comunicação moderna e eficiente valoriza o colaborador, repercute as principais ações da organização e colabora para o fortalecimento de uma cultura organizacional e para a felicidade no trabalho.

Saber ouvir a equipe de trabalho

Escutar as sugestões do colaborador é fundamental. O atendimento personalizado de acordo com o perfil do trabalhador deve estar em pauta. Um empregado satisfeito veste a camisa da empresa. Saiba fazer concessões e adaptar a rotina do seu funcionário às necessidades dele.

RH tradicional X RH estratégico

A principal diferença entre a gestão tradicional e o RH estratégico está na forma de atuação cotidiana do setor. Se limitar a realizar os procedimentos básicos sem a preocupação em alinhar os objetivos de cada área à visão e à missão da empresa, e em extrair o melhor de cada colaborador é o que torna o RH apenas mais um setor na organização.

Manter um banco de dados atualizados capaz de embasar as decisões após aplicar pesquisas internas, analisar sistematicamente os resultados a partir de indicadores de desempenho, identificar os gargalos, prever as oportunidades e estar alinhado às tendências do mundo corporativo é o que faz do RH um diferencial nas empresas.

Então, se você acredita no RH estratégico como nós acreditamos, faça a sua parte. Mostre para a diretoria a importância de envolver o setor de Recursos Humanos na hora de planejar o futuro da empresa, desde o momento de traçar as metas até o acompanhamento das ações que vão levar a organização a atingi-las.

O primeiro passo para instaurar a cultura do RH estratégico nas organizações é fazer com que todos conheçam mais sobre esse conceito. Compartilhe este post nas suas redes sociais e colabore para que cada vez mais pessoas defendam essa ideia!

2019: Conheça as cinco carreiras que estão em alta em Goiás

2019: Conheça as cinco carreiras que estão em alta em Goiás

Ano novo, vida nova. É esse período que muita gente usa para se qualificar, se reciclar e até mesmo encarar novos desafios. Após um ano difícil como 2018, é hora de se empenhar para conseguir se sobressair no mercado de trabalho.

A especialista em Gestão com Pessoas e professora do curso de Recursos Humanos na prática do Instituto de Pós-graduação e Graduação (Ipog), afirma que os profissionais precisam ficar  atento às novidade do mercado de trabalho. Para isso ela preparou uma lista com a cinco carreiras mais promissoras em Goiás, em 2019.

1. Técnicos em Sistemas de Informação

A automação dos processos continua a ser um dos maiores desafios das empresas para se manterem competitivas, o que leva a valorização dos profissionais que trabalham com sistemas de informação. Dentre estes profissionais, destacamos os desenvolvedores de soluções em mobile que criam aplicativos e sites para celular.

Estes serão ainda mais estimados, uma vez que o comportamento do consumidor digital está cada vez mais voltado ao acesso da internet pelo celular. Os cientistas de dados que dominam big data também continuarão sendo bastante estimados, uma vez que estes profissionais conseguem reunir a imensidão de dados que hoje segue disponível para empresas, organizando-as para que se tornem gerenciáveis.

2. Recursos Humanos

Devido à crise econômica dos últimos anos, muitas empresas diminuíram investimento em gestão de pessoas. Em 2019, há expectativa por parte do empresariado brasileiro de que a economia do país aqueça e os profissionais de recursos humanos serão fundamentais para que as empresas consigam aproveitar as oportunidades geradas. Será necessário um plano rápido de investimento em pessoas, além de agilidade na contratação de novos profissionais, treinamento e estímulo a engajamento.

3 – Geriatra

Gerontologia e Geriatria são profissões que aparecem na lista das áreas mais promissoras para se trabalhar no Brasil em 2019 e em próximos anos de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O motivo da valorização destes profissionais é o aumento da população idosa que irá superar o número de jovens no país até o ano de 2030.

4 – Analista de BI (Business Inteligent)

O analista de business intelligence é responsável por reunir dados sobre tudo o que impacta o negócio de determinada empresa e apresentá-los aos líderes para embasar suas decisões. Um mercado cada dia mais competitivo exige tomadas de decisões rápidas e eficazes, por este motivo a área de bussiness intelligence segue em alta em 2019.

5. Analista de mídias digitais

O mercado digital segue em franca expansão e ter presença estratégica na internet passou a ser prioridade nas empresas. O resultado é a busca por profissionais que compreendam e dominem as ferramentas e tecnologias de marketing digital. Dentre os profissionais de mídias digitais se destacarão em 2019 aqueles que dominam técnicas que façam com que os nomes das empresas apareçam em buscadores digitais, como o Google. Tais técnicas são
chamadas de SEO (Search Engine Optimization).

Como destruir sua carreira mesmo entregando ótimos resultados

Como destruir sua carreira mesmo entregando ótimos resultados

A acomodação na carreira é um dos problemas mais presentes nos colaboradores de qualquer empresa e um dos fatores que mais afetam os resultados da organização. Um ambiente de estagnação e conformismo não será capaz de responder aos desafios e às constantes mudanças que o mundo oferece. Apesar destes enormes impactos, muitos profissionais, líderes e empreendedores não percebem a acomodação no ambiente de trabalho, pois ela se disfarça de diversas formas.

Segundo Jim Collins, autor do livro “Como caem os grandes”, a acomodação se parece como uma doença que no princípio é mais difícil de ser identificada, porém possui um tratamento muito mais simples e eficaz. Conforme a doença da acomodação avança, ela se torna cada vez mais visível e fácil de ser detectada enquanto que a sua cura fica muito mais distante.

Podemos identificar a acomodação tomando conta do estagiário quando ele já domina as suas atividades básicas de trabalho após 6 meses e espera a efetivação para assumir novas responsabilidades. A acomodação também está presente no profissional sênior que encontra-se no mesmo cargo por mais de 4 anos executando as mesmas atividades (independente da qualidade das entregas que ele oferece). Vemos a acomodação até no workaholic, que trabalha mais de 12 horas por dia, consome uma infinidade de horas extras, mas continua a fazer mais do mesmo.

E você, tem deixado a acomodação te dominar? Eu acredito que, em vários momentos, isto já deve ter acontecido, pois a acomodação é um movimento automático de todo ser humano. Nosso cérebro possui uma finalidade básica, nos proteger. Ele faz isso lidando com as situações já conhecidas, de baixo risco ou de difícil previsão, ou seja, te mantendo na zona de conforto.

Faça uma reflexão neste momento: nos últimos 2 anos (ou 6 meses para quem entrou esse ano no mercado de trabalho), de 0 a 10, o quanto você acha que o mercado mudou? Agora reflita, sobre este mesmo período, de 0 a 10, o quanto a sua forma de trabalhar, produzir e gerar resultados mudou? Não avalie apenas o quanto aprendeu com treinamentos ou livros que leu, mas o quanto, realmente, alterou os seus comportamentos e a sua forma de pensar sobre o trabalho?

Ultimamente, devido a globalização e o acesso instantâneo de informações, uma percepção comum das pessoas é que a sua mudança pessoal dificilmente acompanha as mudanças externas. Se isto, realmente, está acontecendo, cuidado! Você pode ficar para trás e ser substituído por profissionais que se adaptam mais rapidamente.

 

Fonte: Carreira e Sucesso