Mês: março 2019

Nota de esclarecimento

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nós da Laselva RH prezamos pela transparência com nossos clientes e parceiros, por isso temos a necessidade de tornar públicas algumas informações que podem lhes trazer mais segurança.

Somos uma consultoria de RH independente, sem vínculos com qualquer empresa que tenha o mesmo nome da Laselva RH, um caso importante é o da livraria que costumeiramente se encontra em aeroportos.

Frisamos que não temos qualquer relação familiar ou comercial com tal livraria tampouco somos RH deles, qualquer queixa ou solicitação de direitos deve ser encaminhado à própria livraria, com a qual além de não termos qualquer relação também não sabemos informar como contactá-los.

Círculo de Influência: Onde concentrar seus esforços

Círculo de Influência: Onde concentrar seus esforços

A Proatividade

Esse conceito originou-se no livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.

Pessoas proativas focam naquilo que podem influenciar e não se preocupam com o que não podem. Ao contrário, pessoas reativas se focam em seu Círculo de Preocupação, deixando de perceber as coisas que podem realmente influenciar.

Uma pessoa reativa culpa a tudo e todos menos ela mesma, e uma pessoa reativa busca maneiras de resolver problemas por conta própria e amplia seu círculo de influência.

Círculo de Influência e Círculo de Preocupação.

Você pode classificar situações e circunstâncias em duas categorias: coisas que você pode influenciar através de escolhas (Círculo de Influência) e coisas que podem lhe dizer respeito, mas sobre as quais você tem pouca ou nenhuma influência (Círculos de Preocupação).

Quando olhamos para o que se encontra dentro de nosso Círculo de Preocupação, fica claro que existem situações sobre as quais não temos controle efetivo (Clima, trânsito, crise econômica e etc.) e outras em que podemos interferir (Reduz gastos em momentos de crise, estudar, desenvolver um novo negócio e etc.). Ao determinar em qual dos dois círculos concentramos a maior parte do nosso tempo e nossa energia, podemos descobrir muito sobre nosso grau de proatividade.

As pessoas proativas concentram seus esforços no Círculo de Influência.

Eles mexem com aquilo que podem modificar, a natureza de sua energia é positiva, engrandecedora e ampla, o que leva ao aumento do Círculo de Influência.

As pessoas reativas, por outro lado, concentram os esforços no Círculo de Preocupação, seu foco recai na fraqueza dos outros, nos problemas do meio ambiente, nas circunstâncias que fogem a seu controle. Este foco resulta em atitude acusatórias e lamentações, linguagem reativa, provoca o encolhimento do Círculo de Influência.

Enquanto trabalhamos no âmbito do nosso Círculo de Preocupação, permitimos que os elementos pertinentes a ele nos controlem. Não tomamos as iniciativas proativas necessárias para provocar mudanças positivas.

 Expandir o círculo de influência

“É inspirador perceber que ao escolhermos nossa reação a uma circunstância afetamos intensamente essa mesma circunstância. Quando modificamos parte da fórmula química, alteramos a natureza do resultado.” – Stephen R. Covey.

O trabalho é constante, e aumentar o círculo de influência deve ser uma prática diária.

2 práticas para expandir seu Círculo de Influência

 1 – Estude e se desenvolva

Estudar constantemente ajuda muito a expandir seu Círculo de Influência, pois quanto mais conhecimento, mais controle você terá sobre situações de estresse e que você normalmente não poderia interferir.

2 – Administre melhor as suas relações

Comece a cuidar das relações que você já possui, procure manter amizades e conseguir novas. Pratique a escuta empática e procure primeiro compreender para depois ser compreendido.

Starbucks abre a primeira loja só com idosos.

STARBUCKS ABRE A PRIMEIRA LOJA SÓ COM IDOSOS

A Starbucks inovou!

Acaba de inaugurar sua primeira loja que tem apenas funcionários experientes e idosos, com idades entre 55 e 66 anos.

A filial da maior rede de cafeterias do mundo fica na Cidade do México e agora é administrada por sete funcionários mais antigos.

E o emprego tem benefícios como plano de saúde e pelo menos dois dias de folga por semana.

Os cargos foram adaptados para os trabalhadores mais velhos.

Os turnos de trabalho não passam de 6 horas e meia.

As prateleiras das lojas foram reduzidas para que sejam mais acessíveis fisicamente.

O projeto é realizado em parceria com o Instituto Nacional para Pessoas Idosas (Inapam) do país, com o qual a Starbucks assinou um acordo de vínculo empregatício em 2013. Segundo Christian Gurria, diretor no México, criar vagas para baristas seniores vai ao encontro da filosofia de caráter inclusivo da empresa.

Esses empregados da loja, que fica no distrito de Coyoacan, na Cidade do México, contam com benefícios adicionais aos regulares. Entre eles, aumento no seguro médico total, dias extras de folga e um dia de trabalho com turno de seis horas e meia – no México, a jornada é de 48 horas semanais.

São, no total, 14 funcionários, entre baristas, supervisores e especialistas em café – os “coffee masters” –, divididos em três turnos.

O serviço do Starbucks é marcado pela rapidez e juventude de seus funcionários. Todavia, uma unidade recentemente aberta na Cidade do México oferece oportunidades para pessoas mais velhas.

Os direitos do empregado podem diferir do resto das unidades do Starbucks, com turnos de 6h30 de trabalho, garantia de dois dias de folga e seguro médico.

A ideia é apoiada por um programa governamental de bem-estar de indivíduos mais velhos no país, uma vez que, aproximadamente, 12 milhões de pessoas são consideradas idosas no México.

“Está ficando mais difícil empregar pessoas acima de 40 anos, mas existe a necessidade de mantê-las ativas no trabalho. Se há oportunidade, fico feliz em ajudar”, afirma o CEO mexicano da cafeteria.

Treinamento

A equipe está sendo treinada por jovens baristas e tem recebido elogio dos seniores pela cortesia e respeito que têm recebido.

A contratação de pessoas mais velha aconteceu graças a uma parceria entre a Starbucks e o Instituto Nacional do Idoso, para proporcionar mais oportunidades de trabalho aos idosos.

De acordo com a WPXI, a StarbuckS , até o final deste ano, a companhia pretende contratar 120 funcionários com idade acima de 55 anos. Atualmente, há 7 mil empregados do Starbucks no país, sendo que apenas 65 destes possuem mais de 55 anos.