Mês: agosto 2019

Você é passivo-agressivo no trabalho? Faça o teste e descubra

Você é passivo-agressivo no trabalho? Faça o teste e descubra

Você é passivo-agressivo? Identificar e lidar com esse traço de personalidade tão presente no dia a dia do trabalho é importante para a saúde mental

No segundo semestre do ano passado, a Adobe — empresa desenvolvedora de software com sede na Califórnia, Estados Unidos — divulgou o resultado de uma pesquisa sobre hábitos relacionados ao uso do e-mail. Entre outras informações, o estudo realizado com cerca de 1 000 executivos americanos apontou quais são as frases mais irritantes que as pessoas utilizam nas mensagens endereçadas aos colegas de trabalho.

Na lista das campeãs aparecem “Não sei se você viu o meu último e-mail”, “Alguma novidade?”, “Como dito anteriormente” e “Desculpe pelo e-mail duplicado”. Essas expressões causam um tremendo desconforto nos destinatários porque carregam, nas entrelinhas, uma crítica velada, uma cobrança sutil ou uma provocação educada — características de um comportamento classificado pela psicologia como passivo-agressivo.

Quem apresenta esse tipo de personalidade tenta fugir do confronto direto em qualquer relacionamento, seja em casa, seja no trabalho. São pessoas que não têm coragem de expressar seus desejos e opiniões — por isso, concordam com o outro pela frente e reclamam dele pelas costas. “Isso cria uma desconexão entre o que elas dizem e o que fazem”, afirma Isabel Silva, psicóloga e consultora de carreira da Career Minute.

No ambiente profissional, um funcionário que age assim é aquele que se opõe a um plano proposto por um colega, mas não verbaliza isso e acaba oferecendo apoio. “Como discorda do projeto, ele resiste em segui-lo e toma atitudes capazes de sabotá-lo”, diz Isabel.

Perder o prazo de entrega propositalmente, chegar atrasado às reuniões e colocar vários obstáculos na hora de executar as próprias tarefas são algumas delas. “Uma pessoa passivo-agressiva não gosta de cumprir regras”, afirma.

Nessa situação, ao ser questionado pelo chefe, o “sabotador” não assume sua responsabilidade pela falha e costuma se fazer de vítima, alegando que está sobrecarregado ou que é cobrado injustamente. Também pode dar uma resposta irônica ou mal-humorada, o que gera um clima desconfortável entre as partes.

Além de minar a credibilidade, o comportamento passivo-agressivo traz consequências negativas para a equipe. “Ele cria um ambiente tóxico capaz de atrapalhar a produtividade, provocar insegurança e adicionar tensão aos relacionamentos”, afirma Livia Marques, psicóloga organizacional e coach.

Estresse no trabalho

Estresse no trabalho

Um estudo feito por uma consultoria de recrutamento, com mais de 1 400 pessoas, mostra que 75% dos entrevistados já sofreram algum tipo de transtorno mental por causa do estresse no trabalho. 
Veja os principais resultados.

Transformação da cultura de aprendizagem organizacional: qual o papel do RH?

Transformação da cultura de aprendizagem organizacional: qual o papel do RH?

papel do RH nas empresas sofreu modificações significativas nos últimos tempos. A transição do operacional para o estratégico levou o setor para a centralidade do negócio, sendo o principal responsável pela reciclagem de conhecimentos na companhia e pela transformação da cultura de aprendizagem organizacional.

Assim, os Recursos Humanos ocupam uma importante função de renovação do repertório cultural dos colaboradores e também na mediação das relações dos profissionais. Esse setor é fundamental no empreendimento e decisivo para uma série de outros processos.

Qual a importância do departamento de RH nas empresas?

O RH é primordial nas empresas por diversas razões. Por exemplo, é ele que faz a mediação das relações entre o empreendimento e os colaboradores.

Sobretudo, é o principal responsável por fornecer treinamentos, processos fundamentais para a transmissão e renovação da cultura organizacional. Com o papel de promotor da educação corporativa, é um importante agente de disseminação da aprendizagem na companhia.

Além disso, o Recursos Humanos exerce forte influência na saúde ocupacional, ao trabalhar diretamente com a qualidade de vida na empresa, direitos trabalhistas e política de remuneração e benefícios.

Outro fator a ser lembrado é que o RH é o encarregado da preparação de líderes, que são os principais condutores das equipes. Nesse contexto, o setor impacta diretamente os resultados do negócio, ao se envolver com a preparação dos gestores e influenciar a formação dos profissionais.

Qual o papel do RH na transformação da cultura da aprendizagem organizacional?

O RH tem uma valiosa função na transformação da cultura da aprendizagem organizacional. Veja mais sobre o tema a seguir!

Recrutamento e seleção

recrutamento e a seleção de pessoas são processos decisivos para o negócio, tendo em vista que alimentam a equipe com profissionais capacitados e adequados ao perfil da corporação.

O setor de Recursos Humano escolhe aqueles que vão participar da dinâmica do conhecimento da companhia, buscando flexibilidade e propensão para disseminar o saber, bem como construir novas alternativas alinhadas aos objetivos da empresa.

Treinamentos

Conforme mencionamos, os treinamentos são uma ferramenta de disseminação da cultura organizacional e de transformação da dinâmica de aprendizagem na empresa. Eles proporcionam condições para que os colaboradores possam assimilar novos saberes, compartilhar conhecimentos e desenvolver novas possibilidades para o empreendimento.

Nesse contexto, o RH investe no potencial dos profissionais, promovendo construção, crescimento e alinhamento da performance às expectativas da corporação. Os treinamentos são essenciais na multiplicação do conhecimento e no enriquecimento de repertório cultural dos trabalhadores.

Retenção de talentos

O RH tem um papel decisivo na retenção de talentos, ao estabelecer políticas para o respeito aos direitos trabalhistas, promoção da saúde ocupacional e estímulo à aprendizagem e à qualidade de vida.

Assim, ele gera forte influência na redução da rotatividade, sendo um agente de promoção de qualidade de vida e de mediação entre os interesses dos profissionais e as demandas da corporação. O setor cuida da disseminação do conhecimento e investimento no potencial dos colaboradores, o que é essencial para a motivação, engajamento e satisfação com o trabalho.

Construção de relacionamentos

O departamento de Recursos Humanos contribui para a construção de relacionamentos na empresa. É o responsável pela socialização e processo de integração dos novos profissionais, além de ser o principal promotor de eventos para a formação de vínculos entre os trabalhadores.

O RH também auxilia os gestores na gestão de equipes, buscando estabelecer parcerias entre os profissionais que resultem na multiplicação de potencialidades, aprendizado contínuo na interação e fornecimento de feedback construtivo. Dessa forma, ele promove a formação de laços e a criação do senso de pertencimento do colaborador à comunidade corporativa.

Uso de novas tecnologias e ferramentas

implementação de novas tecnologias pelo RH proporciona condições para facilitar a disseminação do conhecimento e facilitar o acesso à informação. A inserção de ferramentas informatizadas possibilita transformar a cultura de aprendizagem organizacional, ao inserir meios de flexibilização do compartilhamento de saber.

Os treinamentos a distância, por exemplo, simplificam a dinâmica da educação corporativa, otimizando o processo de estudo e estimulando a busca pelo aprimoramento contínuo.

Gestão de desempenho

gestão de desempenho busca alinhar a performance dos colaboradores aos parâmetros exigidos pelo empreendimento. Ela envolve feedbacksavaliação de desempenho e promoção de capacitação contínua.

Nesse contexto, o RH empreende esforços na transformação da cultura corporativa. Ele fornece ferramentas para a dinamização do processo educacional e proporciona uma orientação para o profissional na trajetória de aperfeiçoamento do desempenho. Isso evita a acomodação e oferece mais flexibilidade e disposição para renovar o repertório cultural.

Desenvolvimento

Os processos de treinamento são diretamente vinculados ao cargo. Já o desenvolvimento está mais associado à carreira, sendo uma importante ferramenta de motivação e de incentivo ao aprimoramento contínuo.

O setor de Recursos Humanos gerencia o desenvolvimento, proporcionando as condições necessárias para a reciclagem de saberes, a transformação da cultura e a geração de novas perspectivas para os colaboradores.

Por onde o RH pode começar a transformar a cultura da aprendizagem organizacional?

O RH pode encontrar uma ótima possibilidade de transformação da cultura organizacional a partir dos processos de educação corporativa. Eles são recursos primordiais de disseminação de conhecimento e de construção de novas propostas, contribuindo para o enriquecimento das alternativas dos colaboradores.

Isso é favorável para o negócio porque torna os profissionais mais preparados para o enfrentamento de desafios e para a construção de soluções criativas. Como resultado, a medida encoraja os trabalhadores para se esforçarem cada vez mais e maximiza as competências desenvolvidas.

O RH tem muitas funções importantes no empreendimento, contribuindo para os resultados e promovendo uma série de processos associados à saúde, bem-estar e capacitação da equipe. Nesse contexto, é um agente fundamental na transformação da cultura de aprendizagem organizacional, ao promover processos de educação corporativa e acompanhar a progressão do desempenho dos profissionais.