Capacitação pavimenta o caminho para o sucesso

Algumas instituições oferecem cursos online para ajudar o empreendedor a abrir um negócio ou resolver problemas no dia a dia da gestão

mpreendedorismo não se aprende na escola. A frase, que já virou até mote de livro no Brasil (O Guia do Pai Rico, de Robert T. Kiyosaki, publicado pela Editora Elsevier, é um dos que discutem o tema), vem ganhando novas interpretações nos últimos anos. Isso porque o assunto, ainda que timidamente, já faz parte do currículo de algumas escolas brasileiras e não causa mais estranhamento ao jovem. Ainda bem, pois a falta de capacitação é um dos entraves para quem deseja abrir e manter um negócio próprio. Além do que a mentalidade empreendedora é um componente importante para formar um profissional versátil, capaz de se adaptar a diferentes demandas, inclusive trabalhando no meio corporativo. Porém, se a formação do empreendedor brasileiro, espera-se, será melhor no futuro, o que dizer da situação de quem já se encontra no mercado e tem de lidar com esses desafios agora?

A resposta também é positiva, já que algumas instituições oferecem capacitação — muitas vezes de graça —, tanto para quem está na linha de frente quanto para quem deseja empreender. Na internet, é possível encontrar todo tipo de material que auxilia o empreendedor a dar conta das tarefas do dia a dia, seja lá qual for seu segmento de atuação. A lista de itens que requerem um conhecimento mínimo vão de finanças a vendas. Se tudo isso pudesse ser resumido a uma só palavra talvez a mais adequada seria gestão. Consequência direta da capacitação, a gestão é o grande ferramental que permite ao empreendedor desempenhar bem o seu papel. Mas você não precisa ser um administrador de empresas diplomado para gerir bem o seu negócio, embora, num cenário idealizado, isso fosse essencial. E, a bem da verdade, é impossível dominar todas as variantes de conhecimento que a gestão de um negócio exige. E o importante é não parar de estudar e aprender nunca, pois sempre surgirão novos desafios. Confira cinco instituições que prestam esse serviço ao empreendedorismo.

Sebrae
Entre as cerca de 150 soluções educacionais do EAD Sebrae (programa de educação a distância) estão cursos, oficinas por celular, jogos, minicursos, vídeos, ebooks e podcasts. A ferramenta ajuda quem quer abrir um negócio ou já tem um e deseja melhorar. Saiba como controlar as finanças, fazer planejamento, lidar com fornecedores e muito mais. É só se cadastrar.
Onde: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead

Fundação Getulio Vargas (FGV)
A Fundação Getulio Vargas foi a primeira instituição brasileira a ser membro do OEC – Open Education Consortium, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet. Há módulos em diferentes áreas, como economia e finanças, gerenciamento de projetos, gestão empresarial, gestão de pessoas, marketing e vendas, sustentabilidade e responsabilidade social. Basta se inscrever.
Onde: https://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/

Veduca
Negócio social que tem a missão de impactar positivamente a vida das pessoas por meio de conteúdos de qualidade produzidos de forma sustentável, colaborativa, transparente, horizontal e oferecidos de maneira acessível e simples. Todos os cursos livres são online e ministrados por professores de reconhecidas instituições parceiras do Veduca, como a Universidade de São Paulo (USP). Você tem acesso a vídeos, atividades e materiais complementares de forma gratuita. Se optar pelo curso certificado, investindo R$ 49, terá oportunidade de fazer uma avaliação ao final do curso e receber um certificado digital reconhecido pelo mercado.
Onde: https://veduca.org/courses

Endeavor
Organização de fomento ao empreendedorismo, a Endeavor busca criar um ambiente de negócios melhor para o Brasil e oferece uma série de cursos online ou por e-mail gratuitos, que incluem desde planejamento estratégico até marketing digital para empreendedores. É só fazer a matrícula e começar a estudar.
Onde: https://endeavor.org.br/cursos/

facebook
Esta iniciativa mescla o ambiente virtual com um espaço físico. O facebook, maior rede social do mundo, vai inaugurar, em dezembro, na Avenida Paulista, a Estação Hack São Paulo, onde serão oferecidos cursos gratuitos de programação para jovens e workshops sobre empreendedorismo e planejamento de carreira. A empresa irá, também, acelerar startups de impacto social.