Grandes empresas apostam em  home office e outros benefícios

Ao redor do mundo, empresas inteligentes apostam no modelo de trabalho home office e diversos outros benefícios que fazem a diferença para melhorar a qualidade de vida da equipe e, proporcionalmente, a qualidade do trabalho.

Mesmo diante da crescente demanda pelo retorno do trabalho presencial após a pandemia, algumas grandes empresas optaram por manter estratégias flexíveis, como o home office ou modelos híbridos.

Empresas renomadas, incluindo Google, Salesforce e Amazon, anunciaram recentemente políticas que permitem a adoção do retorno presencial ou híbrido.

Enquanto alguns outros grandes nomes, como o Zoom, estabeleceram a ida ao local de trabalho pelo menos duas vezes por semana para funcionários que residem nas proximidades, ou decidiram manter firme o compromisso com o home office.

Um exemplo é o Revolut, um aplicativo financeiro global, que opera em um esquema remoto em todo o mundo. Recentemente, a empresa anunciou a expansão de sua política de trabalho no exterior de 60 para 120 dias, acreditando que isso contribui para uma cultura interna ágil e permite que os colaboradores desempenhem suas funções em cidades diferentes das que estão em seus contratos de trabalho.

A flexibilidade oferecida pela empresa não apenas promove a diversidade de experiências, mas também acelera o desenvolvimento profissional, de acordo com Glauber Mota, CEO da Revolut para o Brasil.

“No nosso escritório do Brasil, parte do nosso time trabalha para a operação local e os demais atuam para times globais da empresa. O que estamos fazendo globalmente é permitir que nossos talentos tenham flexibilidade para atuar de outra localidade a sua escolha, o que é um diferencial perante outras empresas que apenas permitem o home-office em seu país de origem”, afirma.

A N5, uma empresa de software para a indústria financeira, desenvolveu desde sua fundação em 2017 uma cultura de trabalho totalmente remota. Esse modelo, segundo a empresa, amplia as opções de contratação ao não restringir a busca por profissionais em uma única localidade.

Atualmente, a N5 mantém equipes distribuídas em 15 países, e além do home office, a empresa se destaca por oferecer licenças secundárias em situações como perda de um familiar, licença maternidade, entre outras. A empresa também fornece licença de paternidade prolongada, horários de trabalho flexíveis, treinamentos técnicos e cursos de idiomas.

“Acreditamos que a flexibilidade é muito importante como um valor que aplicamos a todos os aspectos da nossa cultura e hábitos. Poder contar com funcionários em países distintos, de diferentes nacionalidades e vivências é essencial para nós. Esse crossover de conhecimento e cultura é muito enriquecedor e, com certeza, é o segredo do sucesso da N5”, relata Maria Luz Pochettino, diretora de RH da N5.

A WeClever, plataforma pioneira em IA conversacional, abraça o conceito de “anywhere office” e valoriza todo o potencial do trabalho remoto.

“O modelo traz benefícios tanto para a empresa quanto para a equipe. Para nós, um dos principais é a ampliação da diversidade. Atuamos na contratação de pessoas sem qualquer tipo de viés que possa limitar-nos geograficamente, socialmente, etc. Além disso, desenvolvemos um modelo de contratação com inteligência artificial que elimina qualquer viés no processo de seleção de candidatos, reforçando nosso compromisso e respeito por todas as pessoas”, diz Marcelo Colleoni, CHRO na WeClever.

“O bem-estar do nosso funcionário é muito importante para nós e buscamos constantemente aprimorá-lo. Queremos não só que ele se sinta acolhido pela empresa, mas parte dela”, finaliza o CHRO.

A empresa oferece benefícios como licenças de maternidade e paternidade estendidas, ajuda de custo para o home office e opções de ações da empresa (stock option) para alguns funcionários.

Fundada em 2013, a MB Labs, uma empresa de consultoria em tecnologia, adota um modelo de trabalho 100% remoto. Com cerca de 200 colaboradores participantes em todo o Brasil, incluindo estados como Piauí, Bahia, Brasília, Minas Gerais, e também em Portugal, a empresa destaca benefícios como horário flexível, licença maternidade e paternidade, incentivos para certificação em tecnologia, eventos, palestras e treinamentos internos.