A avaliação de desempenho é definida como uma análise sistemática.
Avaliando o desempenho de cada profissional da empresa.
Isso se dá em função das tarefas que desempenha, das metas que possui, das atitudes que são esperadas e dos resultados a serem alcançados. Além do seu potencial de desenvolvimento. Essas são algumas das melhorias atingidas através da Avaliação de Desempenho.
Para tanto, uma Consultoria de Recursos Humanos utiliza a avaliação de desempenho por competências para mensurar o desempenho do profissional, relacionando-o com as competências ideais para o desempenho de sua função e para o cumprimento dos objetivos organizacionais. Entende-se por competência o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que o profissional deve possuir, de acordo com a atividade.
É um processo que mensura principalmente qual é a contribuição de cada colaborador para a organização. Mensura também a qualidade da execução das responsabilidades, destacando os pontos fortes e fracos e o potencial de cada colaborador. Esses dados são relacionados com os objetivos e metas organizacionais. Também possibilitando que seja construído, junto com a pessoa avaliada, um plano de desenvolvimento.
O processo auxilia, também a identificar os talentos da organização e a otimizar o seu potencial, bem como possibilita a identificação de problemas de gerência e supervisão, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo, de localização de possíveis deficiências de treinamento e desenvolvimento de profissionais. Consequentemente a isso, procura-se implantar estratégias de mudança individuais e empresariais por meio de programas promovam o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.
Na avaliação de desempenho por competências, o colaborador tem um papel ativo na sua avaliação e no seu desenvolvimento, uma vez que participa da avaliação, ajudando a definir seus pontos fortes e fracos, bem como seu potencial. Em virtude disso, adquire maior compromisso com o seu desenvolvimento. O colaborador participa do processo de definição de suas próprias metas e objetivos. O papel do gestor é de auxiliar o colaborador a relacionar o seu desempenho, o seu potencial e objetivos às necessidades e à realidade da empresa. Por fim, um plano de desenvolvimento é traçado em conjunto com o gestor e o colaborador.
Por que a avaliação de desempenho por competências é importante?
A importância da avaliação de desempenho por competências, se dá pelo aumento do estímulo e motivação para trabalhar. A avaliação de desempenho por competências possibilita à empresa ter conhecimento de como seus profissionais desempenham as atividades, além de obter maior noção de suas potencialidades.
A metodologia adotada proporciona objetividade, clareza e transparência no processo. Tal metodologia dá credibilidade ao processo, na medida em que minimiza as percepções subjetivas.
Ainda, essa é uma importante ferramenta da gestão de desenvolvimento, ao passo que proporciona um olhar sistemático, a fim permitir estabelecer práticas salariais, promoções e transferências, comunicando aos colaboradores sobre seu desempenho nas atividades do trabalho. Com a avaliação de desempenho por competências, abre-se margem para se poder sugerir mudanças necessárias. Tais mudanças se encontram no âmbito do comportamento e das atitudes, também nas habilidades ou nos conhecimentos.
O gerenciamento baseado em competências permite identificar as competências essenciais, as habilidades e conhecimentos determinantes da eficácia profissional. Identifica também, lacunas na qualificação do funcionário para tarefas específicas, fornecendo recursos para aperfeiçoar suas capacidades. O resultado de tal abordagem é um quadro de funcionários mais talentosos e mais produtivos. Alinhados com os objetivos organizacionais, o que representa uma mudança cultural em direção a um maior senso de responsabilidade e autogestão. É também uma maneira simples de melhorar o desempenho.