É um processo que visa selecionar os candidatos mais qualificados, capazes e de acordo com o perfil exigido para assumir o cargo vago na empresa.
Ele é estruturado a partir de uma definição de perfil que avalia vários aspectos, tais como:
As capacidades técnicas e comportamentais, organizacionais e individuais para cada função. E sempre considerando a cultura da empresa.
O Processo de Seleção é elaborado de acordo com as necessidades e exigências do cargo a ser preenchido, normalmente envolve as seguintes atividades:
Ao final do Processo de Seleção os candidatos são classificados de acordo com o seu desempenho nas atividades, indicando os candidatos que melhor satisfazem as exigências e qualificações para a função.
O produto final é um relatório com a classificação e uma breve apresentação de cada candidato, contemplando as competências presentes no mesmo e as que precisam ser desenvolvidas.
Por que a Recrutamento e Seleção é importante?
É através da seleção que a empresa garante a contratação de profissionais qualificados, alinhados com o negócio e com potencial diferenciado, elemento fundamental para bons resultados organizacionais.
Outro elemento muito importante é que a seleção de um candidato com o perfil adequado facilita a adaptação, otimiza os resultados e reduz o risco de que esse candidato não seja adequado para a função ou empresa. Isso impacta positivamente na rotatividade de pessoal, podendo também reduzir custos e o tempo de treinamento e ambientação.
O processo de seleção por competência tem por objetivo também minimizar a subjetividade nos processos de seleção e, consequentemente, tornando mais claro e objetivo este processo.
Situações que demandam Recrutamento e Seleção.
Resultados Esperados
Para a Organização:
- Ter um profissional mais alinhado ao perfil da empresa e da função;
- Melhoria no nível de satisfação no trabalho;
- Menor tempo de adaptação e integração do novo funcionário;
- Redução da rotatividade da empresa – redução custos operacionais;
- Qualificação do capital intangível da empresa pela contratação de novos talentos;
- Redução dos investimentos em Treinamento e Desenvolvimento;
- Ter resultados organizacionais mais efetivos.
Para o Profissional:
- A possibilidade de otimizar as habilidades e competências da pessoa;
- Possibilidade de crescimento e sucesso profissional e pessoal – Realização pessoal;
- Aumento do nível de satisfação ao alinhar perfil pessoal e perfil da função;
- Facilitação de um bom relacionamento Interpessoal com colegas e chefias.
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