7 indicadores de RH que você deve conhecer e usar.

Fundamentais e de extrema importância por que funcionam como uma bússola, direcionando os gestores para decisões mais acertadas no que se refere à gestão de pessoas: esses são os indicadores de RH, que quando analisados de maneira correta contribuem para o crescimento da empresa.

Por mais competentes, estrategistas e inovadores que sejam os responsáveis pelo negócio, não se pode esquecer que são os empregados que fazem a “roda girar”. Afinal de contas, são eles que respondem pelo andamento de cada setor.

Neste artigo listamos os 7 indicadores de RH que você deve conhecer e utilizar na sua organização. Acompanhe!

1. Percentual de vagas fechadas no prazo

Começamos pelo percentual de vagas fechadas no prazo, diretamente relacionado ao processo de recrutamento e seleção. Esse indicador é essencial para o bom desempenho do setor de RH, pois quando as oportunidades não são preenchidas em tempo hábil, é sinal de que falhas estão presentes no planejamento e na execução da atividade.

Para obtê-lo, relacione o total de vagas abertas com o número de fechadas fora do prazo estabelecido.

Vagas no prazo (%) = vagas fora do prazo ÷ total de vagas x 100

Embora não exista um percentual padrão, o objetivo é estar sempre o mais próximo possível de zero.

2. Índice de rotatividade

Indicador de RH que mensura a evasão de profissionais da equipe, o índice de rotatividade (também chamado de turnover) permite avaliar o entusiasmo dos funcionários, a qualidade do clima de trabalho e a eficiência das políticas de retenção de talentos.

Até certa medida, a rotatividade é natural (servidores que mudam de cidade ou se aposentam, por exemplo). Contudo, quando elevada, mostra que há algo errado — isso sem falar que essa situação gera altos gastos para a companhia.

A fórmula para calcular o índice de rotatividade é:

Turnover (%) = profissionais que abandonaram a organização ÷ quantidade de trabalhadores no mesmo período x 100

3. Índice de satisfação dos colaboradores

Diferentemente da rotatividade, que traz essa dado à tona de forma indireta, esse indicador de RH possibilita mensurá-lo diretamente. Conhecê-lo é mais do que necessário, até porque indica quais são os níveis de engajamento no trabalho.

Para saber se os funcionários estão satisfeitos ou não, é preciso identificar o grau de lealdade e contentamento de cada um deles. Como? Utilizando uma ferramenta de E-NPS (Employee Net Promoter Score), que avalia esses pontos com base em uma escala que vai de 0 a 10.

Como exemplo de uso, comece a sua pesquisa com duas perguntas:

  • De 0 a 10, qual seria a nota para o seu superior como indivíduo para trabalhar?
  • De 0 a 10, o quanto você recomendaria a nossa empresa como um bom local de trabalho?

Uma vez obtidas as respostas, é possível classificar os colaboradores da seguinte maneira:

  • respostas 9 ou 10 (promotores) são os apaixonados pela organização;
  • respostas 7 ou 8 (neutros) são as pessoas que não falam mal nem bem;
  • respostas de 0 a 6 (detratores) são aquelas que não estão nada satisfeitas.

4. Retenção de talentos

A retenção de talentos também está entre os indicadores de RH que você deve conhecer e usar. Seu objetivo é mostrar a eficácia das estratégias de manutenção em relação ao time de profissionais identificado como “diferenciado”.

Toda companhia tem no seu quadro de trabalhadores profissionais que não gostaria de perder em hipótese alguma. É por essa razão que esse indicador é tão relevante, pois permite a criação de “cuidados especiais” por diagnosticar os motivos que levam os talentos a estarem insatisfeitos com a empresa.

5. Taxa de absenteísmo

Ato de se ausentar de alguma obrigação ou atividade relacionada à função: é disso que se trata o absenteísmo. Não raramente é um desafio e tanto para as organizações, podendo resultar em boas dores de cabeça para o negócio.

A taxa de absenteísmo, portanto, é o indicador de RH que torna possível medir os atrasos, as faltas e os afastamentos de um colaborador. Se for muito alta, expõe a sua falta de interesse ou problemas maiores, que por sua vez podem estar associados à gestão da empresa ou à sua vida particular.

O problema, nesse cenário, é que o andamento dos trabalhos tende a ser prejudicado, resultando em perdas de produtividade e às vezes até mesmo financeiras.

O cálculo é simples, sendo que o percentual deve ficar no máximo em 1,5%.

Absenteísmo (%) = horas não trabalhadas ÷ horas efetivamente trabalhadas x 100

6. ROI dos treinamentos

O ROI (Return On Investment) dos treinamentos também não pode ficar de fora dessa lista. Entre os indicadores de RH, esse exige uma comunicação que fale no linguajar dos negócios. Por quê? Pelo fato de que incide diretamente nos investimentos de capacitação, demonstrando se estão valendo a pena ou não.

Mais do que isso, dá ao setor de Recursos Humanos uma característica ainda mais estratégica, pois permite a comprovação das suas ações por meio de informações reais e concretas. Vale deixar claro que não existe uma padrão para que o ROI seja tido como satisfatório.

A fórmula para calculá-lo é:

ROI (%) = (ganho conquistado – valor inicial do investimento) ÷ valor inicial do investimento x 100

7. Produtividade no expediente de trabalho

O último dos indicadores de RH que você precisa conhecer é a produtividade no expediente de trabalho. Empresas que são verdadeiramente eficientes produzem mais do que os concorrentes com os mesmos recursos, reduzindo os erros e as demandas por retrabalho.

De acordo com uma pesquisa veiculada pela revista Exame, apenas 39% do tempo no expediente de trabalho é realmente aproveitado. Isso mostra que, na maioria das organizações, pouco está sendo feito quando comparado ao seu potencial produtivo.

Para mensurar produtividade dos funcionários, o cálculo é o seguinte:

Produtividade (%) = produtos ou serviços gerados ÷ recursos utilizados

Como exemplo, imagine que uma padaria produz 100 mil pães por mês, tendo uma equipe de 5 trabalhadores diretos. Nessa situação, sua produtividade é de 20 mil pães por colaborador.

Esses são os indicadores de RH que toda empresa deve conhecer e utilizar. Queira você ou não, o sucesso do negócio também depende deles, pois colaboram significativamente para a otimização das operações como um todo.

sandro