Cultura organizacional: entenda o que é e qual a sua importância

Qual a relevância da cultura organizacional para o sucesso do negócio? Eis a questão. Peça essencial no que corresponde às direções a serem tomadas e também ao comportamento dos colaboradores, a questão a salientar, aqui, é que se ela não for desenvolvida de maneira pensada, se desenvolverá por conta própria.

E é exatamente aí onde mora o problema, já que ao permitir que ela desenvolva sozinha, um grande risco será assumido. Apesar de ser uma tarefa normalmente estabelecida pelos fundadores, é comum haver o envolvimento das partes incluídas na liderança da empresa.

Tudo vai depender das características de comando da companhia, porém, como gestor e membro desse grupo, é fundamental que saiba do que se trata a cultura organizacional e por que ela é tão importante.

Neste conteúdo, apresentaremos os principais pontos em relação ao assunto. Não perca essa leitura em hipótese alguma. Confira!

O que é cultura organizacional?

De modo claro e objetivo, a cultura organizacional pode ser compreendida como a essência da empresa, sendo expressa pela forma como os negócios são realizados e pelo jeito como seus clientes, fornecedores e colaboradores são tratados.

Para muitos, é considerada como o lado humano da organização, aquele pelo qual ela expressa a sua identidade. Valores, crenças, rotinas, hábitos e estratégias, enfim, diversos são os fatores que podem ser incorporados nesse contexto.

Edgar Schein, ex-professor do MIT Sloam Scholl of Management e PhD em Psicologia Social por Harvard foi quem conceituou o termo “cultura organizacional“, o tornando conhecido em 1982. Ele foi explanado como um padrão de princípios básicos compartilhados e assimilados por um grupo.

Quais são os principais tipos ?

Visto o que é cultura organizacional, vamos aos seus tipos. De acordo com os estudos realizados pelos professores da Universidade de Michigam, Kim S. Cameron e Robert E. Quinn, cada organização tem suas próprias particularidades culturais.

No entanto, é do conhecimento de poucos o fato de que todas elas combinam 4 tipos distintos sobre um “estilo” principal. São eles:

  • cultura do clã;
  • cultura de mercado;
  • cultura de adhocracia;
  • cultura da hierarquia.

Cultura do clã

A cultura do clã tem a sua raiz na cooperação, em que os colaboradores partilham os pontos comuns e se enxergam como membros de uma grande família. Os líderes assumem o papel de uma orientação baseada em compromissos e tradições.

Comunicação aberta, trabalho em equipe e consenso são as características desse modelo, uma vez que se concentra na construção de relacionamentos respeitosos com todos os envolvidos nas operações do negócio.

Cultura de mercado

Enraizada na dinâmica da concorrência e com foco na obtenção de resultados concretos, a cultura de mercado é apoiada em metas e objetivos. A liderança costuma ser dura e exigente.

As empresas que a adotaram como estilo principal são instigadas pelo enorme desejo de triunfar, fazendo tudo que lhes é possível para vencer a concorrência. Esse tipo de cultura organizacional é consistida no poder do negócio (rentabilidade e participação de mercado), buscando sempre o domínio do setor.

Cultura da Adhocracia

Energia e criatividade, essa é a natureza da cultura da adhocracia. Os líderes são vistos como verdadeiros empreendedores, enquanto os funcionários são encorajados a assumirem riscos e trazer “coisas novas”. Ela é mantida pela experimentação, privilegiando a liberdade e a inovação e enfatizando a engenhosidade individual.

Cultura da Hierarquia

Fundamentada no controle e na estrutura, a cultura da hierarquia é aquela que não abre mão da formalidade no ambiente de trabalho, normalmente com rigorosos processos institucionais.

Monitoramento organizado e coordenação são os alicerces da liderança, sempre ressaltando a previsibilidade e a eficiência do negócio. As organizações que a adotam buscam uniformidade e consistência.

Para reforçar a sua compreensão acerca dos estudos realizados pelos professores da Universidade de Michigan que citamos anteriormente, foi constatado que é muito difícil para as companhias compartilharem particularidades dos 4 tipos de cultura organizacional sem que nenhum deles seja dominante.

Qual a sua importância para o crescimento da empresa?

A importância da cultura organizacional para o crescimento da empresa é vital. Independentemente de qual dos tipos é o estilo principal, todos eles podem trazer excelentes resultados. A observação, aqui, é a obrigatoriedade da aplicação dos preceitos éticos e morais, possibilitando interações harmoniosas entre todas as pessoas.

Para uma rica formação cultural, crenças e ideologias diferentes devem ser respeitadas por todos. Quando bem formada, a cultura organizacional traz diversos benefícios, como:

  • senso de direção no que tange as metas e políticas de relacionamento;
  • aumento da produtividade;
  • diminuição de problemas;
  • competitividade interna saudável e em prol dos verdadeiros interesses do negócio;
  • melhora nos níveis de comprometimento e satisfação dos colaboradores.

Como consequência de todas essas vantagens, espera-se a conquista de melhores resultados e a chegada a posições mais elevadas no mercado. Sob uma visão geral, essa é a importância da cultura organizacional para o crescimento da empresa.

Quando é preciso mudá-la?

Diversos são os motivos que podem exigir mudanças na cultura organizacional, incluindo quando:

  • os trabalhadores estiverem desmotivados e insatisfeitos;
  • os erros não forem assumidos;
  • clima do ambiente de trabalho não estiver agradável (discussões, fofocas etc);
  • houver uma alta rotatividade de colaboradores.

Além disso, problemas graves de qualidade, expressivas perdas financeiras e até mesmo a aquisição de novos clientes podem ser razões para mudá-la. Nesses casos, o sucesso das modificações só será obtido se os líderes:

  • tiverem a perfeita percepção dos produtos e/ou serviços.;
  • estiverem abertos a novos modelos;
  • clarearem os princípios, valores e objetivos;
  • incentivarem o aprendizado;
  • possibilitarem que a comunicação interna entre as diferentes esferas ocorra de forma simples e aberta.

Vale ressaltar o fato de que a única maneira de construir uma cultura organizacional que vá de acordo com o que o negócio pretende alcançar é tendo a clareza dos objetivos. Outro ponto a destacar se refere à contratação de novos funcionários, que, além de respeitar os princípios culturais preestabelecidos, deve dizer a eles quais são as características da empresa quanto a sua identidade.

Para concluir, lembre-se de que uma companhia é diferente da outra. Em vista disso, seguir as tendências por seguir pode não ser uma boa ideia. Entretanto, aspectos como trabalho em equipe, respeito a todos, igualdade no trato com as pessoas e sustentabilidade são temas que fortalecem qualquer negócio.

sandro